Estudar é um direito! Caso você precise de algum apoio para estudar na UFMG existem alternativas. Saiba mais →

Grade

distribuição das matérias pelo tipo, para navegar use os botões direito e esquerdo do mouse

Antes de tudo, se preferir ver a grade em PDF clique aqui.

O curso tem duração esperada de quatro anos, ou seja, 8 períodos. Nesses quatro anos o(a) estudante deve cumprir com uma carga mínima de 2.400 horas (ou 160 créditos, já que 15 horas = 1 crédito) distribuídos como no gráfico acima. De todos os períodos apenas o primeiro não possui nenhuma flexibilidade quanto à escolha das matérias, ou seja, do segundo período até o último o aluno pode escolher em quais matérias se matricular, se estiver de acordo com o coordenador.

Cumprir todas as disciplinas obrigatórias é... obrigatório. Na lista de optativas e optativas direcionadas o estudante deve escolher aquelas que mais lhe agrade para completar sua grade. Já na formação livre o aluno pode usar seus créditos para se matricular em qualquer matéria ofertada na UFMG.

Também existe outra escolha possível no curso, que diz respeito aos créditos da formação complementar, nessa modalidade do curso é possível usar parte dos seus créditos de optativas para quaisquer matérias que a faculdade oferte, contanto que com o aval do coordenador do curso e um professor orientando.

O próximo gráfico exemplifica uma distribuição possível dos créditos pelos semestres.

distribuição recomendada das matérias por períodos, para navegar use os botões direito e esquerdo do mouse

Mesmo que o aluno tenha flexibilidade para montar sua grade ainda temos uma grade recomendada, que evita conflitos entre os horários em que as disciplinas são ofertadas e também procura distribuir as disciplinas durante o curso.

lista de optativas e optativas direcionadas por departamento, para navegar use os botões direito e esquerdo do mouse

Acima listamos todas as optativas e optativas direcionadas. Vale lembrar que é preciso tomar cuidado para escolher quais matérias fazer ao montar seu semestre, já que nem todas são ofertadas sempre e ainda podem ocorrer conflitos de horário. As informações sobre quais matérias serão oferecidas num período e seus respectivos horários só são divulgadas no site do ICEX no período de matrícula.

POR MAIS MULHERES ESTUDANDO CIÊNCIAS EXATAS
LER MANIFESTO