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Depoimentos


Thiago Neves, graduado em 2017.

Nara Torres Moreira, graduada em 2011.

"Ingressei em Matemática Computacional em 2007, fiz um semestre de intercâmbio acadêmico na Alemanha, me formei e no final de 2011 comecei a trabalhar na empresa Gapso, como analista de otimização. Em 2013 me mudei para o Rio de Janeiro para iniciar o mestrado em Informática na PUC-Rio, com o foco em Algoritmos e Otimização, ainda trabalhando em paralelo para a Gapso. Concluí o mestrado em 2015 e continuo a trabalhar com otimização, agora para Accenture, que recentemente adquiriu a Gapso.

Minha graduação foi marcada por muitas incertezas entre os alunos sobre o futuro do curso e sobre como o mercado absorvia esse profissional. Havia poucas referências de pessoas formadas e trabalhando no mercado de fato com matcomp, tínhamos a dificuldade do curso em si, que exige muita dedicação, e tínhamos o que me parecia o maior dos desafios: nos fazermos conhecidos e desejados pelo mercado. Nossa grade curricular é marcada por matemática pesada, nem sempre aplicada, o que assusta muitos alunos. Tanto aprendemos lógica e programação quanto aprendemos a provar teoremas. Exercitamos o raciocínio, coisa que com o tempo se prova ter um valor enorme, embora seja pouco palpável para um recém formado, afinal, "bom raciocínio lógico" não preenche currículo.

Alguns anos após ter me formado, afirmo minha crença de que nosso curso é a "área do futuro". Acho que fiz uma excelente escolha de graduação, e não tenho mais nenhuma dúvida sobre o valor e reconhecimento da minha formação. Expressões e palavras como "analytics", "optimization", "operations research" e "data science" têm ganhado um força enorme pelo mundo. A computação chegou e rapidamente revolucionou nossas vidas. Mas indo além, a computação é o meio que a matemática precisava para mostrar seu poder. E é aí que nós entramos."


Alex Teixeira Benfica, graduado em 2007.

"Matemática Computacional não foi pra mim um curso fácil e exatamente por isto foi muito recompensador.

As disciplinas da matemática podem ser bem desafiadoras, mais do que se imagina a princípio ou lendo depoimentos como este. O curso oferece também os meios para aprender as bases da computação e exige que o aluno seja pró ativo e molde sua grade curricular de forma dinâmica.

O grande diferencial deste curso em minha vida foi aprender a raciocinar de forma consistente, jamais duvidar da própria capacidade e acreditar que tudo pode ser aprendido. Sem exceção.

Por que considero isto um diferencial? Porque foi o que aprimorou minha habilidade autodidata. Por melhor que sejam os professores, cursar Matemática Computacional exige muito mais estudo fora do que dentro da sala de aula.

A complexidade de certas disciplinas exige o aprofundamento e a perseverança no estudo. Você se acostuma a estudar vários assuntos diferentes e não relacionados ao mesmo tempo. Com a crescente oferta de cursos e conteúdos online, aprender a aprender foi uma das principais heranças da Matcomp.

Em 2007 escrevi o artigo abaixo sobre as dificuldade e vantagens de trabalhar enquanto cursava Matemática Computacional, clique para ler.

Eu não segui o caminho acadêmico por não ser minha vocação, mas conheço muitos exemplos bem sucedidos que pessoas que o fizeram.

Trabalho atualmente com desenvolvimento de software em minha própria empresa e tenho um conhecimento multi disciplinar.

Aprendo o que preciso e quando é necessário e o conhecimento matemático adquirido agiliza imensamente a solução de diversos problemas reais.

Se você gosta de estudar e está disposto a se esforçar, o curso muito provavelmente será um diferencial em sua vida também."


Alexandre Marinho de Almeida, graduado em 2004.

"Me formei em dezembro de 2004. Em janeiro de 2004, fiz uma entrevista para estagiar em uma empresa canadense que desenvolve software para mineração. Meu trabalho foi bastante acadêmico, mas, aos poucos, fui conhecendo o trabalho dos geólogos e engenheiros de minas. É impressionante como alguém com a nossa formação é capaz de enxergar oportunidades de melhoria em outras áreas, além de sermos capazes de efetivamente implementar tais melhorias. A melhor definição do nosso curso veio do meu pai: "Então, o que vocês fazem é polichinelo de neurônio.", e é a maior verdade. Me considero um profissional de sucesso dentro a mineração por ter feito muito polichinelo de neurônio durante o curso e, claro, por continuar me dedicando para entrar em uma outra área após a minha graduação. Hoje sou sócio-fundador da MiningMath, que possui negócios na área de consultoria e software na área de otimização para mineração inexistente no mercado mundial. O curso de MatComp expandiu minha capacidade/velocidade de raciocínio, por meio das disciplinas e matemática, e me deu ferramentas práticas, por meio da computação e estatística. Acredito ser uma base perfeita para quem quer se aventurar em qualquer área. A matemática te permite entender os problemas do mundo, enquanto computação/estatística te permite resolver. Profissionais de MatComp que escolhem o caminho acadêmico da matemática/física/estatística, possuem um diferencial prático em relação aos matemáticos puros. Os que escolhem o caminho da computação precisam aprender mais conceitos de computação, mas se destacam pela capacidade de resolver problemas. O caminho dentro do curso foi árduo, mas compensador para meu crescimento pessoal. Poucos conseguem chegar ao fim, exatamente pela multidisciplinariedade proposta pelo curso."

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